BL'store

#Empreendendo: Como Organizar as Finanças

19:00:00

Hey amores, tudo bem com vocês?
Venho recebendo muitos e-mails e directs no instagram de consultoras e vendedoras de artigos de venda direta me pedindo dicas de como organizar as finanças e impulsionar as vendas. Acredito que nenhuma das duas tem fórmula mágica. Ambas são compostas de muita organização, planejamento e dedicação. Porém resolvi compartilhar com vocês algumas dicas que justamente são compostas dessas 3 citadas acima e que costumam funcionar comigo. Além disso, alguns materiais que elaborei de acordo com as minhas necessidades poderão ajudar a vocês. Qualquer coisa vocês podem adaptar também. Para não ficar um post maior do que ficará, resolvi dividir em dois posts. Esse será sobre finanças e o posterior será mais voltado para a parte de vendas.
Vamos conferir?
organizando finanças na venda direta
Um(a) empreendedor(a) que quer ter sucesso no seu negócio, sabe a importância de manter as finanças de forma organizadas. Tudo isso porque, quando resolvemos empreender não teremos ali aquela renda exata mensalmente como acontece com quem é concursado, por exemplo. E sabemos também que assim como qualquer pessoa, quem empreende deseja alcançar independência financeira e para isso não basta apenas vender bem, é preciso ter noções básicas de finanças. Conquistar uma vida estável através de venda direta ou de qualquer outro tipo de empreendimento é um objetivo totalmente possível. 
Dica 1 - Separando Gastos Pessoais dos Gastos do Negócio
É bem difícil fazer isso principalmente para quem nunca teve seu próprio negócio. A maioria acha que o primeiro lucro do mês já vai poder renovar o guarda-roupa, ou sair o final de semana de viagem mas não é bem assim que a banda toca. Criar o hábito de não misturar suas despesas pessoais com as do seu negócio é a maior premissa para o sucesso de qualquer profissional autônomo. 
Quando comecei a revender cosméticos lá em 2012/2013 eu revendia para uma outra pessoa, ou seja, daquilo que eu vendesse eu teria de 10% a 15% de comissão. Como inexperiente que eu era e por não precisar tanto pois ainda era solteira, tinha bolsa na faculdade e meus pais me mantinham, os primeiros meses de vendas eu gastava o dinheiro pra uso pessoal como por exemplo comprando maquiagem, roupa, acessórios e etc...até que depois de uns 5 meses nessa me veio aquele toque de: porque não guardar esse dinheiro até aparecer algo interessante para investir?? E foi onde comecei a guardar. 
Depois de 7 meses economizando resolvi me "desvincular" dessa pessoa e ir atrás de montar meu próprio negócio. Nesse tempo o blog já existia, as fotos como modelo também vinha dando um retorno bom, eu casaria 1 mês depois, ficaria sem bolsa e pensei: Porque não?? E foi onde eu investi boa parte do dinheiro que havia economizado. Fiz meu primeiro pedido na Eudora (marca da qual sou representante até hoje) e o que sobrou deixei guardado para alguma urgência. Inicialmente pode parecer algo que não lhe trará resultado nenhum, porém é um trabalho como qualquer outro e requer muita dedicação, esforço e uma rotina seríssima. Não é pelo fato de você trabalhar em casa que poderá trabalhar de qualquer jeito. Falei sobre isso no último post do #empreendendo.
Você deve se portar como uma empresária que retira uma quantia fixa mensal - uma espécie de salário -  do seu negócio e investe o restante, seja adquirindo novos produtos ou criando uma reserva financeira. Nos primeiros 8 meses depois que me tornei autônoma, eu tirava somente o de pagar a mercadoria (que sempre passei no cartão) e o restante eu investia em mais pronta entrega porque vi que era isso que funcionava comigo.
Que outro grande desafio que eu vejo que muitas amigas empreendedoras tem, é na hora de administrar o cartão de crédito. Quando comecei só fazia uso de um cartão, então do valor total 50% era para investir em mercadoria e 50% era para uso pessoal e/ou despesas de casa. Mas tipo, gastando somente o necessário do necessário. Hoje faço uso de dois cartões onde um é somente para a empresa e o outro para uso pessoal porque fica ainda mais fácil controlar as contas de ambos. 
Dica 2 - Investir sempre uma parte do Lucro no seu Negócio
Como disse anteriormente, sempre estava investindo em mercadoria pro estoque pois a venda direta é o que mais funciona comigo até hoje. Então todo dia 15 de cada mês (essa data foi a escolhida porque é o último dia que me dou de limite no mês para pagar todas as contas), calculo o lucro obtido, retirando uma quantia para as despesas de casa e investindo o restante desse valor em nova mercadoria, em demonstradores para as clientes, no mês que temos data comemorativa sempre bolo algum brinde para dar de presente a elas e tudo isso é investimento e dar um bom retorno sim, desde que: você conheça bem suas  clientes e saiba o que vai agradar a maioria delas. 
Quanto maior for sua variedade de itens para demonstração, mais irá render suas vendas pois você irá transmitir a imagem de uma revendedora que está sempre pronta para atender diversas demandas de suas clientes.
Claro que não é possível sempre comprar tudo de uma vez, mas você pode tirar uma quantia a cada mês para investir nisso. Cliente adora tocar, sentir, experimentar e ver como de fato acontece em específico com ele.
Dica 3 - Pense em um sistema eficiente de cobrança
Todo mundo que trabalha com comércio sabe como é difícil cobrar clientes inadimplentes sem que isso afete a relação e rompa o processo de fidelização (que dependendo da inadimplência nós nem ligamos tanto se isso acontecer, mas é nosso dever sempre tentarmos evitar). Sou filha de comerciante e uma coisa que sempre ouvi meu pai falar foi que: se você sabe vender, você tem que saber cobrar e principalmente, não ter vergonha nem medo de fazer isso.
Pensando em tudo isso é que devemos ter um sistema de cobrança bem definido, primado pelo respeito e eficiência. Para tanto, tenha um controle das dívidas de cada cliente e saiba lembrá-las em caso de atrasos. A cobrança nunca deverá constranger ou expor suas consumidoras a situações vexatórias. Seja discreta, clara e pergunte quando poderá receber a quantia em aberto em tom amistoso.
Quando resolvi abrir minha empresa, ainda criei um grupo no meu whatsapp com minhas clientes. Mas gente, pense numa coisa sem futuro é grupo se tratando de vendas de cosméticos, roupas, joias, semi-joias e etc... Muitas vezes eu postava no grupo e as meninas vinham no meu privado porque queria uma certa privacidade para tirar suas dúvidas sobre o produto, sobre formas de pagamento e etc e foi onde descobri a maravilha que é uma lista de transmissão no Whats. Desta forma envio a mensagem para todas as clientes de uma única vez, mas cada uma recebe as ofertas no seu privado. E aí que junto com a lista, nasceu uma mensagem padronizada de lembrança/cobrança onde envio quando alguma está em atraso. É algo que raramente acontece, mas ainda tem. Quando faço as vendas sempre falo que o pagamento deve ser até dia 10 de cada mês porque é o prazo que tenho para pagar a mercadoria. Então mais ou menos dia 07 ou 08 envio uma mensagem lembrando que o vencimento do boleto está chegando e para evitar o bloqueio do cadastro delas e multas por atraso, já pode efetuar o pagamento por link Y (aí colo o link do boleto para impressão ou pra elas pagarem pelo Internet Banking) ou depositando em conta X (e passo o número da minha conta).  Atualmente minhas vendas são no cartão (uso a moderninha do PagSeguro), boleto (gero todos os meus pelo Banco Inter) e à vista.
Dica 5 - Alguns Modelos de Tabelas que uso p/ Controle de Caixa & Estoque
Uma coisa que mais me pediram foi uma sugestão de como organizar os valores e o estoque. Vi vários modelos na internet porém nenhum se adequava as minhas necessidades. Foi quando resolvi criar um com tudo que eu precisava. O modelo é um exemplo e por ele vocês podem criar um.
Controle de Venda e Estoque da BL'store
Tabela de Controle de Venda e Estoque
E aí que vocês devem está se perguntando o que significa alguns itens aí, então vamos aqui:
Código/Produto - É o código ou o nome do produto que você comprou.
Valor de Atacado - É o valor que você pagou por aquele produto.
Valor de revenda - É por quanto você vai revender.
Lucro 1 e Lucro 2 - Isso eu criei para melhor me situar porque a marca que eu trabalho tem valor tabelado de produtos. Sendo que em alguns meses aquele produto tá com 30% de desconto por exemplo e consequentemente comprei ele mais barato também. Porém quando ele sai da promoção e volta pro valor normal, se ele ainda estiver no meu estoque cabe a mim escolher se vou ou não manter ele na revenda por preço promocional ou se vou colocar ele no valor normal e lucrar um pouco mais. Então se eu vender ele no valor promocional, meu LUCRO 1 vai ser o menor e se eu vender ele no valor normal, porem tendo comprado ele na promoção meu LUCRO 2 vai ser maior. E para controlar meu lucro sobre cada mercadoria, resolvi fazer isso.
Ciclo de Compra e Ciclo de Venda - é o ciclo onde comprei o produto e em qual ciclo consegui vendê-lo.
Cliente - é a assinatura da cliente que comprou (isso já me serve como prova de que ela comprou de fato o produto);
Cartão/Dinheiro - é justamente pra eu controlar o que é vendido no cartão e o que é no dinheiro;
Parcelado ou à Vista - é o controle de quanto tenho pra receber nos próximos meses.
Controle de Pedido de Cliente
Tabela de Controle de Pedido
Essa segunda Tabela eu fiz para anotar os pedidos de cada cliente porque muitas vezes é muita coisa e para não esquecer de ninguém faço esse controle.

Bom amores, com as informações certas. é possível manter as finanças sempre organizadas e evitar possíveis prejuízos grandes. Essas dicas que compartilhei com vocês são coisas que devem ser aplicadas diariamente na sua empresa. Deve haver uma disciplina pois um dia de falha pode resultar em um problema no futuro. Se tiver ficado alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários que responderei a todas ^^) e me desculpem pelo post imenso. Mas era impossível fazer um post desse tipo, de forma mais resumida. Queria dar o máximo de dicas e tirar o máximo de dúvidas das que me foram enviadas. Então façam bom aproveito e me digam se gostaram ou não, combinado?!
Um Beeeeeijo
& até o próximo post 

(୨୧•͈ᴗ•͈)◞ᵗʱᵃᵑᵏઽ*

Você também poderá gostar:

8 comentários

  1. Oieee! Eu amei as dicas! Eu vendo Eudora só, comei faz um ano agora em outubro, a ajuda que preciso é com relação aos boletos, eu fico com vários pra pagar, as vezes com diferença de dias, agora vou 1 vez por semana no espaço da representante, mas alguns clientes pagam com cartão, e os que pagam com dinheiro pagam no começo do mês ou dia 20, eu sempre acabo pagando primeiro e depois recebendo kkk eu tenho a máquina da Pag seguro, só vendo assim, não tenho site, minha lista de transmissão é o que me dá mais resultados, pelo face não vendo, é tudo muito novo não entendo muito ainda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmem uma coisa que me ajudou muito foi a reduzir o número de vezes que passo pedido. Eu sempre junto para passar apenas um pedido por mês. Acaba ficando uma parcela mais alta porém eu não fico atolada com várias para pagar, entende?? Ao invés de pegar toda semana, tenta juntar os pedidos e pegar uma vez por mês ou 2x no ciclo sendo uma vez no inicio e outra no final pq dá um intervalo maior entes os vencimentos dos boletos. Aos poucos você vai pegando os macetes. Beeeijo e boa sorte :*

      Excluir
  2. Nossa são dicas valiosas....amei tudo...vc especificou tudo muito bem ...é que leitura gostosa rsrs é bom quando agente gosta daquilo que está lendo....levarei essas dicas comigo....obrigada por compartilhar....bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba Fernanda, ainda bem que a leitura agradou. O mais difícil quando o tema é algo grande assim e meio complexo, é achar uma forma que a leitura não fique chata e segure o leitor. O feedback de vocês é sempre importante e por isso eu gosto. Beeeeijo e espero mesmo que leve as dicas pra vida pq a intenção aqui é somente ajudar vocês.

      Excluir
  3. Adoro seu conteúdo Helu, obrigada por trazer dicas super uteis sempre! bjo

    Blog Mikaelly Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mika. E eu adoro receber esse feedback de vocês
      Beeeijo :*

      Excluir

Gostou desse Post?? Sim ou Não?? Deixe sua opinião aqui embaixo para que eu possar melhorar o blog cada dia mais ;)

Anuncie aqui

Anuncie aqui

FanPage