empreendendo

#Empreendendo: 6 passos para a mudança de hábito dar certo

18:03:00

Heeey amores
Tudo bem com vocês??
Consideraremos esse o primeiro post oficial da série de dicas sobre empreendedorismo que esse blog começará a passar para vocês. Confesso que fiquei muito em dúvida sobre qual tema abordar primeiro e foi quando pensei em começar pelo que mais "me deu trabalho" no início da minha carreira como empreendedora. Eu sou filha de comerciante e venho de uma família onde empreender foi sempre a principal fonte de renda de boa parte dos familiares, mas embora isso seja algo praticado pela minha família, eu sempre fui educada a estudar, formar-se e fazer concurso público. Segui essa ordem até completar meus 23 anos, chegar ao último ano da faculdade, começar os estágios, descobrir que não era aquilo que eu queria pra minha vida e trancar o curso. Foi onde o blog começou, e foi onde eu descobri que havia em mim aquele instinto empreendedor mais forte do que eu imaginava.
Hábitos de empreendedor
Ainda arrisquei trabalhar por 3 meses (em 2005) numa empresa de telemarketing para fazer uma última tentativa e ver se realmente não deveria me esforçar e me dedicar a uma empresa privada ou quem sabe até a meter a cara nos livros e virar uma concurseira. Embora tenha sido um emprego traumático na minha vida, me serviu pra esclarecer muitas coisas das quais antes eu achava não ser capaz e até mesmo não tinha coragem de enfrentar. Tem aquele ditado que "não há um mal, que não lhe traga o bem"?! Pois bem...foi bem por essa lógica. 
Quando pedi as contas da empresa, recebi uns direitos trabalhistas e com esse dinheiro resolvi investir na Eudora. Eu já era consumidora da marca de vários produtos e amava boa parte deles. Mas antes de começar pesquisei vídeos na internet sobre representantes da marca e de outras marcas e vi se era aquilo mesmo que eu queria me dedicar. Foi onde percebi que queria isso, mas não queria ser uma simples vendedora de revista. Sou Capricorniana, ou seja, disciplina, ambição, praticidade, prudência, profissionalismo, bases sólidas, objetivos e liderança fizeram com que eu quisesse ser dona da minha própria empresa, de uma empresa que vendesse beleza. Aí a dificuldade era: como me organizar em meio a vida multifuncional que levo?? Como fazer o diferente em meio a um mercado com bastante concorrência e quase entrando em crise na época?? E mais, numa possível crise, como não decretar falência?? Foi onde vi que precisava mudar alguns hábitos na minha rotina para que fosse possível alcançar minhas metas.
Quando me toquei disso minha primeira ação foi:
 1 - Eu preciso fazer uma coisa de cada vez! 
Escolher não é simples. A chance de ter sucesso aumenta quando nos dedicamos a uma meta por vez. Do contrário, o risco de falhar diante de tantas incumbências é maior e a vontade de desistir também. Então foi onde eu vi que precisava começar a planejar meus dias hora a hora, claro que não tenho como prever o futuro. Mas aquelas coisas que eu sei que já são certas e obrigatórias de se fazer, já deixo colocada no planner. Toda noite sento pra ver o dia seguinte, se preciso acrescentar algo ou não e ver qual será a prioridade daquele dia.
 2 - Pense em soluções possíveis. 
Ex: Se a ideia é fazer exercícios, comece com uma caminhada, e não com uma prova de corrida de 5km. Programe-se para praticar atividades perto da sua casa, não numa academia onde você tenha que pegar dois ônibus. Não crie ciladas.
Gaste energia para pensar em como fazer dar certo. Se você sabe que em uma tarde você só vai conseguir atender uma cliente, não marque com duas. Isso pode gerar constrangimentos e você pode acabar perdendo clientes por incompetência.
 3 - Estabeleça uma meta e uma recompensa. 
Isso mesmo. Porque não?? Quando você trabalha num órgão público ou numa empresa privada, geralmente você não precisa atingir metas para assim ganhar bonificações e até mesmo subir de nível?? Porque na sua própria você não pode fazer isso?? É um esforço positivo. Estabeleça uma periodicidade para a meta. Quando alcança-la, crie uma nova até que essa atitude vire um hábito. E para cada meta pense em uma recompensa que você poderá se dar como por exemplo: uma sessão de massagem, um presente, uma tarde de beleza, um spa day e etc. Há estudos que dizem que se você fizer algo 21 dias consecutivos, aquilo se torna um hábito comum igual a tomar banho, por exemplo. Se vocês quiserem saber mais sobre isso tenho um post pronto elaborado por mim e posso liberar. Basta vocês falarem aqui nos comentários.
empreendedorismo
 4 - Anuncie a Mudança 
Ter uma rede de apoio é muito fundamental. Conte para aqueles que são mais próximos a você, tipo seus pais, irmãos, namorado/marido que você decidiu adotar mudança X na sua vida. Tente se engajar na sua cidade ou por meio das redes sociais de grupos que tratem do assunto da sua empresa. Participar de uma comunidade cujas as pessoas vivenciam a mesma rotina/experiências que você, ajuda muito também. Afinal, se você quer empreender, ande com empreendedores, águia que anda com galinha acaba esquecendo que pode voar.
 5 - Já pensou em registrar seus progressos? 
Isso mesmo, porque não? Aqui eu uso meu planner que além de me ajudar a se organizar e não esquecer meus compromissos, serve para depois eu ver o quanto consegui produzir e evoluir. Quando você anota seus progressos (ou metas diárias) e chega ao fim do dia vendo que conseguiu cumprir tudo, isso te instiga e te dar uma injeção de ânimo a mais para o dia seguinte.
E o último de todos e o mais difícil é:
 6 - Nunca desistir quando os obstáculos surgirem. 
Mudar de hábito é fácil?? Não é não. Nadinha!!! É um desafio árduo tentar "mudar" algo que a anos "vive" com você. Mas se uma vez não der certo você vai desistir? Não mesmo. Não desanime. Tome seu erro como exemplo daquilo que não deve ser repetido e repense uma estratégia, um plano B para sair dessa situação e ela não se repetir. Sei que as vezes vai vim aquele pensamento: "mas eu não aguento mais ficar nessa situação"...
empreender
Então amores, essas foram algumas mudanças que adaptei na minha rotina e que até agora tem funcionado. Empreender não é fácil. Não é apenas abrir um CNPJ e se tornar pessoa jurídica. Vai além disso. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre qualquer um dos pontos ou sobre outros temas pode deixar aqui nos comentários. O feedback de vocês será de muita importância para que outros posts como esse ou desse tipo possam surgir por aqui. E me siga nas redes sociais caso ainda não siga para não perder os próximos posts que virão ( ˘ ³˘)

Um Beeeeeijo
& até o próximo post 

(୨୧•͈ᴗ•͈)◞ᵗʱᵃᵑᵏઽ*

Você também poderá gostar:

8 comentários

  1. Adorei o post,estou entrando nessa caminhada empreendedora e adoraria dicas de fluxo de caixa,isso e oque mais me "pega"...
    Bj grande e parabens pelo blog..

    Att,
    vanessa Serafini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai obrigada Vanessa.
      Mas teria alguma dúvida em específico que você tenha sobre Fluxo de Caixa?? Ou você queria dicas no modo geral??

      Excluir
    2. Eu que agradeço sua resposta...
      Seria dicas em geral,como vc controla suas saídas,suas entradas.... Se vc faz retiradas "salários" pra vc...Se faz como vc calcula o valor a ser retirado,essas coisas...

      Bj grande otima semana...

      Excluir
  2. Ameii o post, tava precisando mesmooo
    Comecei a anotar algumas coisas essa semana e já tem me rendido algumas mudanças pessoais, mesmo sem perceber, é maravilhoso. Vou colocar em prática o restante :3
    beijo beijo
    Neoguedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível com muda mesmo né Bruna?! Hábito é algo que você constrói.
      Obrigada pelo feedback e na medida que for aplicando as outras coisas, me avisa que vou adorar saber
      Beijo e seja sempre bem vinda aqui :*

      Excluir
  3. Acho que você ja pode liberar o post falando mais sobre os estudos que dizem que ss fizermos algo por 21 dias ja vira hábito.
    Ei, achei outra capricorniana empreendedora nesse mundo blogueiro hahah, adorei teu post gata, as dicas são ótimas, ja pratico algumas mas a partir de agora vou praticar todas. Me identifiquei bastante com a sua história.

    Parabéns e muito sucesso na vida!

    Beijos
    www.20-primaveras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Post muuuuiitoooo bom, é do que estou precisando mesmo! Não vai ser fácil,mas pelo sei por onde começar e seguir! Obg pelas dicas e parabéns. E espero que tenham mais post relacionados ao empreendedorismo!

    ResponderExcluir
  5. Se amei?! com toda a certeza, Helu você me inspira. bjus da Mika


    Blog Mikaelly Menezes

    ResponderExcluir

Gostou desse Post?? Sim ou Não?? Deixe sua opinião aqui embaixo para que eu possar melhorar o blog cada dia mais ;)

Anuncie aqui

Anuncie aqui

FanPage